quinta-feira, dezembro 29, 2005

FW: o que vocês acham?



A idéia do grupo é ótima: poetizar os percursos do cotidiano, criando novas significações e rompendo a "normalidade" do "todo dia a mesma coisa". Porém, acho que usar placas de trânsito públicas é problemático. Além da função óbvia de ordenar o fluxo de trânsito e evitar acidentes, foram feitas com o dinheiro de todos. Acho importante questionar a concepção de cidade feita para os automóveis, mas da forma como as coisas estão, impedir a informação que ordene um pouco do caos pode criar mais problemas para as pessoas envoltas na "microfísica" de seus já existentes problemas urbanos. Além disso, em vez de aliados, eles podem colecionar detratores - e não só na imprensa e no grande poder-, nas pessoas a quem eles querem sensibilizar. A saída? Talvez oferecer a escolha para o olhar e para a produção de significados, ou seja, colocar placas outras ao lado de placas existentes, inventar novos suportes, formatos, ironizar sem esconder etc

QUIJOTE RESPONDE:
Obrigado pela colaboração em torno de nossas intervenções, porém temos que discordar da idéia de novas placas visuais ao lado dos simbolos de automação. Todos nós podemos nos orientar sem placas poluidoras, impositivas, de significado restrito para a complexidade de nosso olhar, dos possiveis caminhos que podemos cavalgar, já diria Cervantes... Não somos contra as placas de trânsito, mas não acreditamos somente na funcionalidade dos codigos oficiais, que para nós de certa forma prestam um deserviço ao trânsito e ao cidadão - por mais que a principio pareçam o contrario. Acreditamos na inteligencia do ser humano, nao podemos subestima-lo. A raiz dos problemas do espaço público permeia seus codigos velozes, sua organização progressista, sua saturação visual e simplista, sua respiração acelerada. Novos suportes já estão sendo produzidos para os microcosmos também, é só aguardar. Mas quanto ao macro, façamos da desordem o progresso, da poesia a resignificação, de nossa sinestesia a força que liberta o discurso reacionário do primeiro olhar. Façamos como Ch´u-shih Fan-ch´i.

14 comentários:

Cyrano disse...

Vocês podiam descer um pouco do banquinho pra fazer essa discussão que tão propondo, né? "A raiz dos problemas do espaço público"? Tão parecendo acadêmicos donos da verdade. E não acreditar na funcionalidade das placas de trânsito é masturbação pura. De onde cês tiraram isso, pelamor? É só pra justificar, por justificar? Milhares de carros andando nas ruas sem placa nem sinalização, porque "nós não precisamos disso"? São vocês que ditam oque precisamos ou não precisamos, agora? E quem somos nós? O povo? Os brasileiros? E vocês? São nossos artistas de vanguarda?

Como diria Xin'xu Mo'lhu Cho'i'w:
"Desçam do banquinho."

Cyrano disse...

"Todos nós podemos nos orientar sem placas poluidoras, impositivas, de significado restrito para a complexidade de nosso olhar, dos possiveis caminhos que podemos cavalgar, já diria Cervantes..."

hehe. realmente. imagina que maravilha os motoristas de carro resolvendo experimentar "os possíveis caminhos que podemos cavalgar"...

aliás, pra fazer isso eu não poderia simplesmente andar de carro a esmo pela cidade -- com placas ou sem, tanto faz?

tem um pessoal em belo horizonte que organiza, todo ano, o "na cidade sem meu carro". pessoas organizam isso no mundo todo, em várias cidades: pegam um dia do ano, fecham ruas pra circulação de carros e, no caso de BH, colocam grama e espaço pra sentar, atividades culturais e um equipo de som pra quem quiser falar alguma coisa.

deu pra sentir a diferença? a proposta é parecida, a crítica é a mesma. a postura é sutilmente diferente.

Anônimo disse...

Olha só vou dizer uma coisa é bom que vc fique bem escondidinho, pq se aparecer e descobrirmos quem é ou são vcs, o bicho vai pegar, vcs estão queimando o filme seus idiotas, e muitos não estão gostando, tome isso como uma ameaça.

Anônimo disse...

eu me incomodo com a publicidade, que além de poluir, ganha milhões..

pq não armar uma treta anti publicidade? não aparece na globo, mas é muito mais útil.

Anônimo disse...

Do caralho as intervenções. Cuidado com as justificativas. Será que não pode ser arte por arte? Pura, pelo simples fato de ser. É impossível não associar o trabalho de vocês ao do Banksy, mas acho que poderiam trabalhar mais cada alvo, escolher a munição (imagem) apropriada para cada área, sem generalizar.
Dá pra ficar muito mais do caralho. Tenho idéias.

Valdecimples disse...

Vão em frente, e viva o CAOS!

Anônimo disse...

Vcs vão tomar é um pau memo, esperem!

Anônimo disse...

esses anônomos...todos conformados com suas situações...

BRAVO!

Anônimo disse...

Esses anônimos devem ser CET de dia, PM de tarde e Traveco de madrugada...talvez até valha a pena colar uns adesivos no olho deles durante as incursões na augusta durante a madruga!
Looser!

Anônimo disse...

Sou do Rio e me divirto com as coisas que vcs arrumam! Podiam passar um fds pelo Rio pra dar uma animada por essas bandas...Oq acham?
T+

Anônimo disse...

Muito sinistro o que vcs fazem! Po, sem palavras mesmo...

Anônimo disse...

certo !
o lance do bomb é esse mesmo !!
muito melhor que sair escrevendo o proprio nome por ai...
isso sim é atitude !
agora acho que vcs nao devem ficar pra sempre nas placas de transito. saibam a hora certa de mudar, pra nao cansar...
que tal um ataque as placas de publicidade ?

Anônimo disse...

Ta tirando né dom quixote deixa sua hora vai chegar, aqui num é a polícial nem a cet, e vc vai tomar um cacete!!!

Jorge Cordeiro disse...

irritadinho esse babaquara anonimo, nao? inveja é uma merda mesmo...